26/01/2012

Dicas para manter as unhas impecáveis

No verão todas se preocupam com a pele e o cabelo. Mas e as unhas ? O que fazer para evitar que elas quebrem, descamem ou amarelem ?

Beber água interfere diretamente na saúde das unhas. No verão as cutículas tendem a ficar ressecadas e o cloro da piscina pode deixar as unhas fracas e causar desfolhamento. Mantendo o corpo hidratado suas unhas também ficam mais hidratadas e saudáveis, evitando assim esse tipo de complicação. Beba no mínimo seis copos de água por dia, e se quiser pode completar com sucos naturais. Enxofre, silício e as vitaminas A e B12 ajudam a fortalecer as unhas e são encontrados em alimentos como leite, ovos,aveia e frutas vermelhas.

As unhas são compostas de queratina e cobertas por uma camada que impede a água de evaporar das camadas superficiais da pele. Lavagens sucessivas e produtos químicos, removem esse manto provocando a evaporação da água, causando assim o ressecamento das mãos e unhas. É ai que entram em cena os hidratantes, que servem para restaurar essa camada. O ideal é passar o hidratante a cada lavagem das mãos e quando senti-las muito secas. 

Quem já sofre com unhas fracas sabe esse problema se agrava no verão, a dica é investir em um óleo fortalecedor. O óleo em contando direto com a unha estimula a produção de queratina para fortalecê-la.

Para evitar que as unhas fiquem amareladas e com uma aparência pouco saudável, é importante intercalar as cores dos esmaltes que utiliza: os escuros contribuem para o amarelado das unhas. Por isso, é recomendado uma pausa entre os esmaltes. Se sua unha já está amarelada, apenas o crescimento fará com que ela volte ao normal.

Recomenda-se que as unhas sejam feitas e lixadas ao menos uma vez por semana. Dessa forma elas crescerão mais fortes e saudáveis. Não se esqueça de reservar uma semana do mês para deixá-las sem esmalte ou remova dois dias antes de ir á manicure, caso deseje pintar toda semana.

As unhas, assim também como a pele e os cabelos possuem colágeno na sua formação. A gelatina que compramos nos supermercados é extraída do colágeno e possui aminoácidos necessários para a formação de colágeno pelo organismo.

O que acharam das dicas ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, elogio, crítica ou sugestão.