26/09/2010

Roer unhas, nãããoooooooooooooo !

fooofass,
vou fazer esse post por conta de experiencia própria, eu só quero ajudar vocês a se livrarem desse habito horrivel que só acaba com as unhas e sem contar que ainda faz um mal do caramba pro nosso organismo, de tanto engolir pontinhas pequenas de unha. 
Bom, comigo tudo começou quando eu tinha uns 6 ou 7 anos, eu começei a roer unha e depois disso não conseguia mais parar.Quando tinha uns 11 anos, na escola eu e minha amigas combinamos de levar esmalte pra escola e pintar a unha. Eu me lembro que eu passei um esmalte lilás e depois disso simplesmente parei, porque fiquei com dó de colocar a unha na boca e tirar o esmalte, para eu nunca mais por ela na boca eu comecei a faze-las sempre, porque ai eu nunca mais iria coloca-las na boca. E foi assim que eu consegui parar, por isso a minha dica é sé você quer parar de roer unha, mantenha-as sempre bem feitas, porque ai você não vai ter coragem de colocar na boca e assim vai acabar parando.


Roer as unhas é um hábito compulsivo também conhecido como onicofagia que se manifesta quando um indivíduo se encontra em situação de estresse, nervosismo, tédio ou de ansiedade, mordendo as unhas das mãos ou dos pés até que sangrem. 
O hábito de roer as unhas é iniciado a partir dos três anos de idade e se manifesta todas as vezes que a criança se depara com algo novo. A partir da adolescência, o hábito passa a ser mais compulsivo, pois nessa fase ocorre maior incidência de nervosismo e ansiedade nos mesmos. 
Tal hábito, apesar de existir como forma de descarregar a ansiedade existente, pode provocar prejuízos à saúde corporal. Os dedos ao serem levados à boca transportam germes, vírus, fungos e bactérias que se localizam abaixo da unha que podem provocar algum tipo de dano à saúde e ainda provocar má oclusão dos dentes. A constante busca por roer as unhas desgasta o esmalte dos dentes fragilizando-os em relação a cáries. Apesar de trazer complicações, o hábito acaba com a beleza das unhas e conseqüentemente das mãos.


Se vocês não quiserem ficar com as unhas assim :
Ficheiro:Dedo macro.JPGFicheiro:Xcvhjewkrjei0078.JPG



Decida a parar de destruir as unhas, procure seguir alguns procedimentos que poderão fazer com que você abandone esse hábito terrível.
Primeiro, tente identificar os momentos em que você leva as mãos à boca: se é quando está tenso, ansioso, depressivo, cansado, distraído, triste ou, até mesmo, alegre.
Quando você perceber o que o leva a roer as unhas, ficará mais fácil controlar-se. Afinal, você saberá quando está propício a praticar a onicofagia.
Nesses momentos - e quando sentir o impulso de roer - tente relaxar. Alguns exercícios de respiração funcionam como um bom alívio para as tensões.
Por exemplo: respire lentamente, inspirando o ar em quatro tempos e expirando em cinco. Com esse exercício, você promoverá um aumento de oxigenação e aliviará sua ansiedade.

Outras dicas

Existem outro artifícios aos quais você pode recorrer para tentar inibir a vontade de roer. Homens e mulheres precisam manter as unhas aparadas e lixadas - e se não tiverem muita prática, é recomendável procurar uma manicure.
As meninas têm mais armas a seu favor. Elas podem manter as unhas com esmaltes coloridos - o que costumam funcionar como um lembrete de que elas não poderão roer as unhas. Uma outra alternativa é usar esmaltes que tenham sabores amargos.
Passar óleo de oliva ou óleo secante para esmaltes também pode funcionar. Estes óleos amolecerão as unhas e dificultarão o ato de roer. Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas.

Força de vontade, paciência e calma são importantes para vencer o impulso de devorar as unhas. E tenha certeza de que suas mãos - e sua saúde - agradecerão!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pela dedicação!!
    Adorei!
    Já estou te seguindo!
    Bjão
    http://driesmaltes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu só consegui parar de roer as unhas da mesma forma que você, rs. Tá lindo o blog.Estou te seguindo.
    Beijinho.
    http://mulherespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vc tá de parabéns em fazer este post caracas amei mesmo.Eu tinha este hábito horroroso e quase perdi uma unha, e roia quando estava em cituação de muito stress.

    Querida encontrei seu blog no Twitter e estou te seguindo, passa lá no meu e se gostar me segue tb ok, bjkas e muito sucesso.

    Iris
    Post novo sobre removedores de esmalte
    http://makeuptudodebom.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, elogio, crítica ou sugestão.